O Nascimento da Filosofia | Civilização Minóica



A citação extraída da obra historiográfica de Bertrand Russel descreve perfeitamente a nossa perplexidade diante do gênio grego.  A Filosofia é o milagre grego; é a resposta inédita dos gregos diante dos mistérios da natureza e do cosmo. A Filosofia surge transfigurando os mitos e conduz o homem irreversivelmente ao reino do logos.  

Em toda história não existe nada mais surpreendente e nada mais difícil de explicar do que o relâmpago surgimento da civilização na Grécia. Grande parte daquilo que a civilização apresenta, já existiu a milhares de anos no Egito e Mesopotâmia e daí foi transmitido aos países vizinhos. Mas os gregos introduziram alguns elementos novos, que estavam ausentes até então. O que eles alcançaram na arte e literatura é conhecido a todos, porém, na esfera puramente intelectual, ele é inédito. Os gregos inventaram a matemática, a ciência e a filosofia; eles, pela primeira vez escrevem história como oposição à Anália; eles raciocinam livremente sobre a natureza, o mundo e os fins da vida, sem ficarem presos nas correntes de qualquer ortodoxia herdada. O que aconteceu é tão surpreendente que até  hoje as pessoas falam e observam com veneração a genialidade grega (RUSSEL, 1946, p. 31).

Para uma compreensão integral e plena da Filosofia Grega, é necessário nos remetermos aos pressupostos e às pré-condições que estão na base da passagem do mito ao logos,  isto é, que estão na base do surgimento da Filosofia.

Entre 2500 a.C. e 1400 a.C., na ilha grega, surge a cultura Minoica, que se destaca pelo seu gosto pela vida, pelo luxo e pela alegria da vida, completamente diferente do caráter  introvertido da civilização egípcia. Essa nova cultura se desenvolve à base da navegação e do comércio. Por volta de 1600 a.C., ela se estende até  a parte continental da Grécia, estando concentrada especialmente na parte litorânea devido ao seu perfil marítimo e comercial. Vale observar que o solo grego não é muito favorável ao desenvolvimento de uma cultura agrícola. São essas as razões de os principais meios de sobrevivência dessa cultura serem o comércio e a pesca.  A cultura Minoica permanece intacta até 900 a.C., quando, em três etapas, chegam à Grécia três povos que, futuramente, constituirão  o povo grego: jônios, eólios e dórios.

Os jônios foram os primeiros que se estabeleceram na Grécia e absorveram integralmente a cultura Minoica. Em seguida,  vieram os eólios e os dórios. As guerras constantes entre os três povos levaram a cultura Minoica à extinção. Todavia, essa extinção criou condições para a nova cultura que estava porvir. Assim, na  mistura entre os três povos invasores, aos poucos, começaram a se destacar os contornos da nova civilização, que será a origem  absolutamente fundadora da cultura Ocidental.

Homero foi o grande responsável pela constituição dessa nova cultura e isso veremos no próximo post.

You Might Also Like

0 comentários